Geral

Transtornos menstruais podem aumentar risco de doenças do coração em mulheres, aponta pesquisa

todayAgosto 19, 2025 2765 21 4

Fundo
share close

Giro de Notícias, edição Vale do Aço.

Oferecimento, Tudo Bom, distribuidora de alimentos. Seu próximo emprego pode ser aqui. E Reforçar, reforço escolar em Ipatinga.

  • cover play_arrow

    Transtornos menstruais podem aumentar risco de doenças do coração em mulheres, aponta pesquisa Fernando Tulio

A saúde da mulher ganhou um alerta importante com os resultados de uma pesquisa realizada pelo Karolinska Institutet, na Suécia. O estudo revelou que mulheres que sofrem com Tensão Pré-Menstrual (TPM) ou com sua forma mais severa, o Transtorno Disfórico Pré-Menstrual (TDPM), têm um risco maior de desenvolver doenças cardiovasculares ao longo da vida.

TPM e TDPM: quando o ciclo menstrual vai além do desconforto

Dr. Renilton Aires Lima, ginecologista e professor

De acordo com a pesquisa, que acompanhou mais de 99 mil mulheres ao longo de 22 anos, aquelas diagnosticadas com TPM ou TDPM apresentaram uma probabilidade 10% maior de desenvolver doenças cardiovasculares. O risco foi ainda mais expressivo em alguns casos: 31% maior para arritmias e 27% maior para AVC isquêmico.

O ginecologista e professor da Afya Ipatinga, Dr. Renilton Aires Lima, explica que, de forma geral, as mulheres costumam desenvolver doenças do coração de 5 a 10 anos mais tarde que os homens. Isso acontece por causa do efeito protetor dos hormônios femininos durante o período reprodutivo. No entanto, distúrbios menstruais e outras condições, como síndrome dos ovários policísticos e menopausa precoce, podem antecipar e aumentar os riscos.

Sintomas que merecem atenção

Os sinais de doenças cardiovasculares em mulheres muitas vezes são confundidos com outros problemas e acabam sendo subestimados. Entre os sintomas de alerta, o especialista cita:

  • Dor ou desconforto no peito, ombros ou braços;

  • Palpitações e batimentos irregulares;

  • Falta de ar, cansaço intenso ou fraqueza ao realizar tarefas simples;

  • Tontura, sensação de desmaio e suor excessivo;

  • Náuseas, vômitos e indigestão sem causa aparente.

De acordo com o Dr. Renilton, identificar esses sintomas precocemente pode salvar vidas.

Menopausa aumenta a vulnerabilidade cardiovascular

O risco cardíaco também cresce após a menopausa. Dados da American Heart Association mostram que as mulheres passam a enfrentar uma vulnerabilidade acentuada nessa fase da vida. No Brasil, o Hospital do Coração (HCor) registrou aumento de 30% nos casos de infarto e cirurgias cardíacas em mulheres após a menopausa.

Atualmente, as mulheres representam cerca de 30% das vítimas de infarto no país e, infelizmente, mais de 200 morrem todos os dias em decorrência dessa condição.

Segundo o Dr. Renilton, essa elevação no risco se deve à queda natural dos hormônios femininos, que deixa o coração mais exposto a problemas como pressão alta, colesterol elevado e acúmulo de gordura abdominal. Esses fatores aumentam significativamente a probabilidade de infartos e AVCs.

Prevenção e cuidados com a saúde feminina

Para reduzir os riscos, especialistas recomendam que as mulheres mantenham uma rotina de cuidados com a saúde, incluindo acompanhamento ginecológico e cardiológico, alimentação equilibrada, prática regular de exercícios físicos e atenção aos sinais que o corpo apresenta.

A pesquisa reforça a importância de se falar sobre transtornos menstruais não apenas como desconforto do ciclo, mas como uma questão de saúde pública que pode impactar diretamente o coração das mulheres.

Você ouviu Giro de Notícias, edição Vale do Aço.

Oferecimento, Tudo Bom, distribuidora de alimentos. Seu próximo emprego pode ser aqui. E Reforçar, reforço escolar em Ipatinga.

Rádio Vale do Aço, a estação da família Cristã!

Grupo VIP – Receba noticias da Rádio Vale do Aço no seu whatsapp: https://chat.whatsapp.com/GT7dUCHFmpRF0khzFbvFiM

Clique no link

Aplicativo para IOS e Androide:  https: //radiovaledoaco.websitenoar.net/app/

Baixe nosso aplicativo na Play storehttps://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.radiosapp5.rdiovaledoao&pli=1

Clique no link

Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/radiovaledoaco/

Clique no link

Siga nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/c/R%C3%A1dioValedoA%C3%A7o

Para mais informações e notícias ouça os Jornais Café com Notícias e Conexão Notícias de segunda a sexta feira em nossa programação.

Written by: Fernando Tulio

Rate it

Previous episode

play_arrow
17 21

Geral

Ipatinga lança Plano de Mobilidade Urbana com participação popular e foco em transporte sustentável

Giro de Notícias, edição Vale do Aço. Oferecimento, Tudo Bom, distribuidora de alimentos. Seu próximo emprego pode ser aqui. E Reforçar, reforço escolar em Ipatinga. Nesta segunda-feira, 11 de agosto de 2025, a Câmara Municipal de Ipatinga recebeu moradores, conselheiros e representantes de diversos segmentos para a Audiência Pública de lançamento do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob). O encontro, aberto ao público, marcou o início de um processo que promete

todayAgosto 13, 2025 2788 21 17


0%