Geral

Ipatinga tem 12 Escolas Pré-Selecionadas para o Modelo Cívico-Militar

todayJulho 9, 2025 2734 21 4

Fundo
share close

Giro de Notícias, edição Vale do Aço.

Oferecimento, Tudo Bom, seu próximo emprego pode ser aqui, e Reforçar, reforço escolar em Ipatinga.

  • cover play_arrow

    Ipatinga tem 12 Escolas Pré-Selecionadas para o Modelo Cívico-Militar Fernando Tulio

IPATINGA – O município de Ipatinga, no Vale do Aço, ganhou visibilidade estadual ao ter 12 escolas estaduais pré-selecionadas para o novo ciclo do Programa de Escolas Cívico-Militares em Minas Gerais, promovido pela Secretaria de Estado de Educação. A proposta, que ainda depende de aprovação da comunidade escolar, visa integrar valores cívicos e disciplinares ao ambiente educacional, sem interferir no conteúdo pedagógico.

Conheça as escolas pré-selecionadas em Ipatinga
Entre as unidades contempladas estão:

Escola Estadual Geraldo Gomes Ribeiro

Escola Estadual Laura Xavier Santana

Escola Estadual Nilza Luzia de Souza Butta

Escola Estadual Dona Canuta Rosa Oliveira Barbosa

Escola Estadual Selim José de Salles

Escola Estadual João XXIII

Escola Estadual Professora Elza de Oliveira Lage

Escola Estadual João Walmick

Escola Estadual Doutor Ovídio de Andrade

Escola Estadual Almirante Toyoda

Escola Estadual Engenheiro Márcio Aguiar da Cunha

Escola Estadual Dom Helvécio

Essas escolas foram listadas pela Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais em comunicado oficial enviado no dia 30 de junho, com orientações para que diretores e comunidades escolares manifestem interesse até o dia 18 de julho.

Participação democrática e sem obrigatoriedade

Inicialmente, é importante destacar que a manifestação de interesse é consultiva e não gera adesão automática ao programa. A efetivação depende de aprovação pelo Colegiado Escolar, formado por representantes da escola, pais e alunos.

Além disso, o Governo de Minas reforça que a ampliação do programa será gradual e respeitará a decisão de cada comunidade escolar. A proposta visa criar um ambiente mais seguro, acolhedor e disciplinado, sem militarizar o conteúdo pedagógico.

Como funciona o modelo cívico-militar

No modelo proposto, os militares não substituem os professores e não lecionam em sala de aula. Toda a parte pedagógica continua sendo conduzida exclusivamente pelos profissionais da educação. Os militares atuam em funções complementares, como:

Organização de atividades cívico-educativas

Mediação de conflitos

Apoio à gestão escolar

Vereador Avelino Cruz o Vevê, contestou a decisão da escola João XXIII e disse que irá recorrer da decisão

Participação em assembleias e colegiados

A atuação será feita em parceria com a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). Em média, a proporção será de um militar para cada 150 estudantes, com ajustes conforme o tamanho da escola.

Escolha consciente e liberdade garantida

Outro ponto importante é que nenhum aluno será obrigado a participar das atividades cívico-disciplinares, caso seus responsáveis optem por não aderir a essa parte do programa. Mesmo se a escola for aprovada para o modelo, os estudantes continuarão com acesso pleno à educação, sem prejuízos ou necessidade de transferência.

Resultados positivos já foram observados
Segundo a Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, experiências anteriores em nove escolas participantes do modelo já demonstraram avanços no clima escolar, aumento no engajamento dos estudantes e melhoria na convivência com as famílias.

Escola Estadual João XXIII em Ipatinga recusou a proposta do projeto escola cívico militar em votação que poderá ser revisada

Escola João 23

Na manhã do dia 8 de julho a Escola Estadual João 23, realizou uma Assembleia de Apresentação e Consulta sobre o Programa das Escolas Cívico-Militares na Escola Estadual João 23 e ficou decidido na reunião que a escola não irá participar do programa.
O vereador Avelino Cruz, mais conhecido como Vevê, esteve na reunião e não concordou com a forma como foi feita a votação. Segundo o verador a renião foi convocada via redes sociais para o dia 8 de julho uma terça feira, às 10 horas da manhã, o que segundo ele prejudicou muito o debate sobre u tema tão importante para o município.
O vereador Avelino publicou um video em seu instagram revelando que irá recorrer a Superintendencia Regional a fim de anular a votação que foi feita no dia 8 e solicitar uma nova convocação num horário e data em que a maioria dos pais possam participar e discutir melhor sobre o tema.

Ipatinga está no centro das atenções com a possibilidade de implementar o modelo cívico-militar em diversas escolas estaduais. A decisão agora está nas mãos das comunidades escolares, que devem analisar os benefícios, debater com responsabilidade e fazer suas escolhas com base no interesse dos alunos.

A Rádio Vale do Aço continuará acompanhando o desenrolar dessa proposta e trará atualizações para a população.

Fique ligado no site da Rádio Vale do Aço, onde você acompanha as principais notícias e análises sobre política, religião e os rumos do nosso país.

Rádio Vale do Aço, a estação da família Cristã!

Grupo VIP – Receba noticias da Rádio Vale do Aço no seu whatsapp: https://chat.whatsapp.com/GT7dUCHFmpRF0khzFbvFiM

Clique no link

Aplicativo para IOS e Androide:  https: //radiovaledoaco.websitenoar.net/app/

Baixe nosso aplicativo na Play storehttps://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.radiosapp5.rdiovaledoao&pli=1

Clique no link

Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/radiovaledoaco/

Clique no link

Siga nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/c/R%C3%A1dioValedoA%C3%A7o

Para mais informações e notícias ouça os Jornais Café com Notícias e Conexão Notícias de segunda a sexta feira em nossa programação.

Written by: Fernando Tulio

Rate it

Previous episode

play_arrow
17 21

Geral

A Influência Evangélica na Política Brasileira: Entenda o Impacto das Igrejas no Cenário Nacional

Giro de Notícias, edição Vale do Aço. Oferecimento, Tudo Bom, excelência em importação, transporte e distribuição de produtos alimentícios e Reforçar, reforço escolar em Ipatinga. Nova produção da Netflix destaca o avanço da fé evangélica e o poder político das igrejas no Brasil Nos últimos anos, o Brasil tem vivido uma transformação significativa em seu cenário político, diretamente influenciada pelo crescimento e pela atuação das igrejas evangélicas. A fé, que

todayJulho 2, 2025 2564 21 17


0%