Governo Federal Sanciona Lei que Taxa Compras Online de até 50 Dólares em Sites como Shopee, AliExpress e SheinFernando Tulio
O presidente Luís Inácio Lula da Silva sancionou o Projeto de Lei 914 de 2024, que institui o Programa Mobilidade Verde e Inovação.
Taxação de Produtos Importados de até 50 Dólares
A principal novidade dessa lei é a emenda que vai taxar produtos importados de até 50 dólares. Compras em sites estrangeiros como Shopee, AliExpress e Shein não serão mais isentas de tributação. As compras de até 50 dólares (aproximadamente 275 reais) passarão a ter a cobrança do Imposto de Importação, com uma alíquota de 20%, além do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
Fernando Hadad – Ministro da Economia
Impacto no Preço Final
Na prática, isso significa que um consumidor que adquirir um produto de 100 reais, por exemplo, terá que pagar a alíquota do Imposto de Importação mais o ICMS, elevando o preço final para 140 reais e 40 centavos. A nova medida entra em vigor a partir do dia 1º de agosto.
Opinião
É lamentável ver mais uma vez o governo optando por aumentar a carga tributária. Essa nova taxação nos produtos importados certamente trará um impacto negativo para a população, que já enfrenta dificuldades econômicas. Com mais um imposto, sobra menos dinheiro no bolso do consumidor, que poderia ser usado para outras necessidades básicas.
A criação de mais um imposto reduz o poder de compra da população e dificulta ainda mais a vida dos brasileiros.
Ouça mais notícias em nossos Programas jornalísticos: Café com Notícia, Conexão Notícia e Jornal É Notícia.
Rádio Vale do Aço, a estação da família Cristã na internet.
Giro de Notícias, edição Vale do Aço. Na última sexta-feira (28/6), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) inaugurou a nova sede do Posto Médico Legal (PML) em Ipatinga, no Vale do Aço. A cerimônia ocorreu no novo endereço, localizado na Avenida Livramento com a Avenida Carlos Edmundo Landaeta, no bairro Veneza. Estiveram presentes no evento o prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes; a chefe da PCMG, delegada-geral Letícia Gamboge; o